sábado, 4 de dezembro de 2010

Cidades do Maranhão não receberão recursos do Ministério da Cultura por ausência de bibliotecas


Inaugurando o blog com este primeiro post, começando com algo de grande relevância.
Maranhão terra de um folclore rico, com grande riqueza natural e arquitetônica, porém sempre surgindo no cenário nacional em listas e pesquisas com índices negativos, uma vergonha para quem é nascido nessa terra, e mais uma vez pontos negativos para a educação! Cadê a revolução na educação gente? Vamos aos fatos:
Ministério da Cultura divulga uma portaria suspendendo o repasse de verbas para os municípios que não tiverem pelo menos uma biblioteca municipal em funcionamento.
Segundo o Ministro Juca Ferreira “Essa portaria estimula a relação de compromisso com municípios que precisarão manter suas bibliotecas abertas, para terem acesso aos recursos que repassamos”.
Essa portaria mira diretamente em 50 cidades maranhenses que não possuem bibliotecas, exceto algumas em escolas filantrópicas. Existem casos em que os municípios receberam livros e outras doações do Ministério, mas não trataram de inaugurar bibliotecas e muitas permanecem fechadas, conforme levantamento do ministério.



Uma cidade sem biblioteca é uma cidade vazia. Mesmo com toda a modernidade de computadores, internet e facilidades para uma pesquisa, nada substitui uma boa pesquisa em uma biblioteca bem estruturada, com livros novos e organizados. Precisamos reverter esse terrível índice da nossa educação maranhense e eu me pergunto de novo onde está a tal revolução na educação? Podemos começar essa revolução com nossa principal biblioteca do Estado a Benedito Leite, que está jogada às traças e moscas, que tal?
Fico por aqui no meu primeiro post! Espero que gostem, acessem e comentem!

6 comentários:

  1. Bacana o blog. parabens meu brother daqui a algum tempo será o blog mais acessado do maranhão ou quese. valeu. agora vamos na divulgação.

    ResponderExcluir
  2. Inaugurando o espaço de comentários, hoje mesmo passei em frente à Biblioteca Benedito Leite e lembrei das vezes em que fui fazer pesquisa lá. Na época, ela já era vítima do mau funcionamento; hoje, lamentavelmente, é vítima do descaso completo.

    ResponderExcluir
  3. Marlus, estraga prazer.

    ResponderExcluir
  4. Feliz em entragar qualquer coisa hehe

    ResponderExcluir
  5. Bem vindo a blogosfera Gustavo, parabéns pela iniciativa do blog, já está adicionado ao meus favoritos, nos adicione aí. Abraços.
    Sóstenes Salgado

    ResponderExcluir
  6. A Declaração Universal dos Direitos Humanos completou 62 anos em dezembro. Conheça a Declaração, o que é direito humano e divulgue. Sem respeito a tão importante documento, torna-se impossível a construção de uma sociedade justa, humana e solidária.

    ResponderExcluir